A onda de golpes tem crescido em diferentes canais de comunicação, e um dos mais recentes e preocupantes é o golpe da falsa central telefônica ou golpe do 0800. Nessa abordagem, golpistas enviam mensagens por SMS ou aplicativos, alertando sobre uma transação suspeita em uma compra no varejo e solicitando contato com uma suposta central de atendimento.
Essas mensagens geralmente apresentam um número 0800, se passando por uma falsa central telefônica de um banco ou de um setor de cartões de crédito, e induzem as vítimas a ligarem para esse número. Se a pessoa morder a isca, informações confidenciais, como senhas e números de cartões, são solicitadas. Os golpistas tentam, então, induzir a realizar transações financeiras fraudulentas.
Segundo a Febraban, os criminosos utilizam estratégias bem elaboradas, apresentando mensagens falsas indicando compras inexistentes em estabelecimentos conhecidos e instruindo a ligar para um suposto atendimento para resolver a situação. Esses bandidos ainda usam a estratégia de alegar vencimento de milhas ou pontos do cartão para fazer as vítimas ligarem para a suposta central.
É bom lembrar que o judiciário já vem responsabilizando os bancos em situações como essas:
Os bancos jamais enviam SMS com números para contato, solicitam informações pessoais ou pedem transferências ou pagamentos. Eles também ressaltam a importância de desligar ao receber qualquer pedido de dados e contatar os canais oficiais do banco para esclarecimentos.
A situação exige atenção e cuidado redobrado dos consumidores. A prevenção é a melhor ferramenta contra esses golpes. Mas caso essa situação aconteça, é importante destacar que o banco é responsável por deixar esses golpistas utilizarem seus canais de atendimento, e por isso deve te indenizar.