A busca e apreensão é considerada um pesadelo para todos aqueles que por algum motivo, já atrasaram o pagamento do financiamento de seus veículos. Imagine só, pagar boa parte do financiamento, e em algum momento ficar sem o veículo.
Infelizmente, isso acontece com muita frequência e a maioria das pessoas acredita que no momento que o banco toma o veículo, o processo se encerra, o que não é verdade.
Neste artigo, vamos falar brevemente sobre as questões que mais geram dúvidas na busca e apreensão.
O BANCO PODE TOMAR O MEU CARRO POR FALTA DE PAGAMENTO?
E a resposta é que sim. O banco pode sim fazer a busca e apreensão do veículo por falta de pagamento. Porém, ele deve seguir o procedimento corretamente, e é neste momento que o banco comete falhas que podem fazer com que você consiga obter seu carro de volta.
Um grande exemplo em que os bancos falham no processo de busca e apreensão, é com a falta de notificação para que o dono do veículo regularize a dívida. Este fato, pode fazer com que o processo de busca e apreensão seja extinto.
TENHO QUANTO TEMPO ATÉ O BANCO LEILOAR MEU VEÍCULO?
O decreto 911/69 prevê que 5 dias após executada a busca e apreensão do veículo, já estará consolidada a propriedade do veículo em nome do banco, e com isso poderá realizar o leilão.
QUANDO O BANCO TOMA MEU VEÍCULO, A DÍVIDA ACABA?
Na maioria dos casos NÃO. Como o veículo é levado a leilão, normalmente é vendido por um valor abaixo do que ele realmente vale. Ou seja, você fica sem o veículo, e ainda continua devendo e com o nome no SPC/SERASA.
CONSIGO RECUPERAR MEU CARRO?
Sim. Na maioria dos casos você pode sim recuperar o seu veículo, mas para isso deve agir rápido. Como demonstramos acima, os prazos são bem curtos dentro deste procedimento, e com uma ajuda especializada suas chances aumentam bastante.